Notícias


Educadores discutem aplicação dos precatórios do FUNDEF em Castro Alves

Educadores discutem aplicação dos precatórios do FUNDEF em Castro Alves

11 de Abril de 2019

 

O 11 de abril, Dia de Luta em Defesa dos Precatórios do FUNDEF ficou marcado por mobilizar trabalhadores e trabalhadores em educação nas regiões norte e nordeste do país. Em Castro Alves a categoria lotou o auditório do Centro Paroquial. O objetivo foi esquematizar um plano de ação para os R$ 6.300.000,00 milhões reservados ao município.

O debate foi mediado por Gilvan Medeiros, coordenador da APLB Núcleo Castro Alves. Em sua exposição, Gilvan apresentou um resumo da atual situação dos precatórios na cidade do poeta, ficando previsto marcar audiência com juiz para dar andamento ao processo.

Gilvan falou também sobre Privatização e Mercantilização da Educação Pública, pontuando que esse fato se dá a partir de um processo lento e gradual, quase de forma despercebida. A Lei 13.415, sobre a qual a BNCC e as Diretrizes do Ensino Médio atuarão, impõe enormes retrocessos aos profissionais da educação e à sociedade brasileira. A categoria precisa se conscientizar e lutar contra tal decadência.

Em seguida, o professor Aldo Júnior ministrou uma palestra sobre a Valorização da Educação Pública e de seus Profissionais em Educação, salientando que é fundamental que os educadores defendam um modelo de escola e educação que respeite e valorize a própria categoria, pois cada professor/professora em sua grande maioria foram formados em cursos de Pedagogia e Licenciatura. Ou seja, são respaldados pela ciência pedagógica, não devem temer.

A APLB seguiu a determinação da CNTE, que neste dia 11 de abril orientou mobilizações em Defesa da Subvinculação dos Precatórios do FUNDEF, pelo novo FUNDEB; mais recursos para a educação e contra a Reforma da Previdência. A categoria em todo o interior do Estado da Bahia, as Delegacias e Núcleos, participaram organizando atividades em seus respectivos municípios.

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros