Notícias


Uma reunião para ressaltar a importância da luta das mulheres

Uma reunião para ressaltar a importância da luta das mulheres

08 de Março de 2021

Lugar da Mulher é Onde Ela Quiser. Esse foi o tema da reunião especial que a APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, promoveu nesta segunda-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A reunião aconteceu pelo Meet e contou com as participações da Dra. Denise da Mata, advogada, e Hércia Azevedo, Professora, especialista em Gestão Pública.

O professor Gilvan Dias, coordenador do Núcleo Castro Alves iniciou a reunião parabenizando todas as mulheres. “Há muito tempo se decidia por ela e hoje ela tem o domínio de si, de dizer que o lugar dela é onde ela quiser”, pontuou.

Alina Rita, coordenadora da Regional Serrana, também cumprimentou os presentes e ressaltou a importância da independência da mulher. “Quem é professora é porque quis ser professora, quem é gari é porque quis ser gari, se ela é frentista é porque quis ser frentista, quem manda nela é ela mesma”.

Além da reflexão sobre as bandeiras históricas, como a luta pela violência contra as mulheres e igualdade salarial, a temática envolvendo liberdade feminina foi o destaque do encontro virtual.

A Dra. Denise da Mata ressaltou que o dia da mulher tem sua importância histórica porque em tempos atrás o lugar da mulher era onde os homens determinavam. Praticamente uma geração inteira de mulheres foram criadas para serem somente esposas, não podiam aumentar seu nível de escolarização, pois funcionavam em torno de servir a estrutura social patriarcal.

“O que a gente está falando aqui é do respeito, do direito de uma mulher, seja a que nasce mulher, seja o homem que escolher ser, não importa. Estamos falando do direito de uma mulher dizer que ela quer ser dona de casa porque ela quer, de trabalhar fora se ela quiser, de querer ou não ser mãe. Temos o direito de escolher”, disse.

Para Hércia Azevedo, a mulher moderna está cada vez mais se humanizando e se empoderando. Todo o movimento de luta por questões de gênero, raça e classe contribuiu para a construção de uma nova mentalidade.

“O empoderamento acontece todos os dias. Estamos hoje nas condições em que estamos porque nos empoderamos. Compreendemos que não podemos ser tratadas unicamente como um objeto de desejo de um outro, mas nós somos o nosso próprio desejo e não somos objetos para ninguém, nem para nós mesmas”.

No encerramento houve sorteios de 11 brindes para as participantes foram sorteados 08 caixas de sabonete da Natura, 1 Perfume Humor Natura, 1 Kit Ekos da Natura e 1 Perfume Luna Natura. Confira as vencedoras:

Elenice Matos Nice (Número 7) Caixa de Sabonete

Elenilda Borges (Número 27) Caixa de Sabonete

Cristiane Fonseca (Número 9) Caixa de Sabonete

Alina Rita (Número 20) Caixa de Sabonete

Cleusa Rodrigues (Número 14) Caixa de Sabonete

Erineusa Mota (Número 10) Caixa de Sabonete

Jucilene Moura (Número 26) 1 Caixa de Sabonete

Conce Cunha (Número 35) 1 Caixa de Sabonete

Lourdinha Amorim (Número 8) Perfume Natura Humor

Ninha Costa (Número 28) Perfume Natura Ekos

Elisabete Purificação Teles (Número 5) Perfume Natura Luna

 


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
Telefone: (75) 3522-3430
Celular: (75) 9 8142-1899

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros