Notícias


Delegacia do Planalto recebe visita de representantes da coordenadoria executiva

Delegacia do Planalto recebe visita de representantes da coordenadoria executiva

22 de Março de 2021

A APLB-Sindicato – Delegacia Sindical do Planalto, Cruz das Almas, recebeu em sua sede a visita do coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, juntamente com Ivone Azevedo, diretora de Organização Sindical, e Alina Rita, coordenadora da Regional Serrana. O motivo do contato foi para acompanhar melhor as ações que o sindicato local vem realizando neste período de pandemia e ensino remoto, como também para esclarecer as mudanças no imposto sindical para os sindicalizados e as últimas informações sobre os Precatórios do Fundef.

De acordo com o professor Rui, o fim do imposto sindical é uma tentativa de desmonte do movimento de defesa da classe trabalhadora. “No Brasil os sindicatos são fortes e uma das fontes para financiar os movimentos sindicais é o imposto sindical. Veio o Governo Temer e se articulou com a extrema direita e acabou com a compulsoriedade para o trabalhador e isso enfraqueceu muito as centrais sindicais. Muitos sindicatos fecharam as portas porque não tem como sobreviver. Você só tem força se tiver sindicato”, afirmou Rui, no início da reunião.

O pagamento do imposto sindical equivale a 1 dia de trabalho. Esse imposto era obrigatório e serve para custear parte das atividades que os sindicatos desenvolvem em âmbito local, regional e nacional. Com o fim da obrigatoriedade, os filiados terão que autorizar o desconto do imposto em folha de pagamento.

Sobre os Precatórios do Fundef, o veto de Bolsonaro foi derrubado no Congresso e a regra original foi reestabelecida. Ficou assegurado a subvinculação de 60 % dos recursos para profissionais do magistério.  Segundo Rui, alguns prefeitos já estão procurando a APLB para discutir um acordo e o sindicato vai acompanhar a realidade de cada cidade.

O professor Rui também ressaltou que na Bahia os profissionais da educação serão vacinados em abril, como resultado da mobilização da APLB. Portanto, o momento não é de retorno às atividades presenciais. “De forma nenhuma queremos aglomeração na escola, queremos todos dentro de casa com trabalho remoto. Sabemos que é difícil, é complicado, é estressante, mas vamos ajudar o aluno porque ele merece. Quero parabenizar especialmente o Augusto, da Delegacia do Planalto, em nome de todos os diretores e dizer que nós estamos muito felizes em ele fazer parte da nossa constelação, que é a APLB”, finalizou.

_____________________

 Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
Telefone: (75) 3522-3430
Celular: (75) 9 8142-1899

 

 

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros