Notícias


Dia do Professor – homenagem em 15 de outubro

Dia do Professor – homenagem em 15 de outubro

15 de Outubro de 2019

No dia 15 de outubro, o Dia do Professor é comemorado no Brasil. Por ter um papel essencial para a existência da sociedade, o professor merece ser exaltado sempre que possível, principalmente no ambiente escolar.

Como o professor é um profissional importantíssimo para o desenvolvimento humano, nada mais justo que uma data para que celebremos seu valor. A escola, nesse sentido, pode organizar uma homenagem para os educadores no Dia do Professor, envolvendo todos integrantes da instituição em uma celebração.

Entenda quando foi criado o dia do professor

Mas afinal, por que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro? Para responder a essa questão, começaremos pela oficialização da data, que ocorreu no ano de 1963. Por meio do Decreto Federal de número 52.682, ficou decido que o décimo quinto dia do mês de outubro seria um novo feriado escolar, destinado a comemorações para os professores.

Porém, antes desse decreto, a data já era comemorada em algumas cidades como uma iniciativa não oficial. A partir do ano de 1947, o professor Salomão Becker começou a promover o descanso na metade do mês de outubro. Além de ser uma pausa nas atividades escolares, a data representa um momento para o professor avaliar sua prática e definir como será o andamento do período final. Essa ideia foi muito bem aceita, o que impulsionou a criação do feriado.

O dia 15 de outubro não é apenas uma boa data para avaliação das práticas, mas também representa a data em que D. Pedro I definiu o Ensino Elementar no Brasil. O decreto do primeiro imperador do Brasil estabelecia a necessidade de escolas em todas as cidades brasileiras. A lei foi um dos primeiros atos de valorização do ensino em contexto nacional e valorização do professor.

Valorizar o professor é um exercício simples, mas muito necessário, principalmente no mês de outubro, quando se é comemorado o Dia desse profissional. Aproveitar o dia 15 de outubro para ouvir os professores pode ser uma prática envolvente e eficaz para o aumento da motivação dos docentes. Além disso, o compartilhar aproxima as pessoas, tornando a escola um lugar em que as relações são valorizadas.

Fonte: E-docente

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros