Notícias


Conselho Geral da APLB: “Ouvir delegação dos municípios é fundamental no planejamento das ações”, diz diretor

Conselho Geral da APLB: “Ouvir delegação dos municípios é fundamental no planejamento das ações”, diz diretor

25 de Outubro de 2019

O Conselho Geral da APLB-Sindicato reúne representantes da entidade no estado para discutir a atual conjuntura e desenvolver ações que fortaleçam o papel da APLB como representante dos trabalhadores da Educação. A reunião acontece até sábado (26), no auditório do Hotel Sol Bahia, em Salvador.

Nesta sexta-feira (25), segundo dia do evento, os participantes discutem a Reforma Sindical, com os palestrantes Pascoal Carneiro, presidente da CTB-BA, e Marcos Verlaine, assessor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

“O Conselho tem como prioridade a discussão conjuntural, que reflete, evidentemente, na Educação. O encontro transcorre de maneira madura, onde diretores de todo o estado discutem conosco o planejamento das ações para 2020. Sairemos daqui fortalecidos e engajados na luta contra esse projeto de governo nefasto, de retirada de direitos”, disse Elza Melo, diretora administrativa da APLB.

O diretor Marcos Barreto afirma que a reunião, “além de ser uma ação prevista no regimento da APLB, é também uma necessidade política. Vivemos um momento histórico, onde o atual governo federal avança violentamente na retirada dos direitos dos trabalhadores e no desmonte da Educação. Os projetos que estão sendo implementados na área minimizam a parte pedagógica, diminuem o resultado do processo de ensino e aprendizagem. Eles tentam ajustar os currículos a um padrão americano que não  interessa ao Brasil, não reflete a nossa realidade e traz prejuízos. Precisamos resistir. Então, o CG discute esses temas, essa realidade, e os delegados contribuem trazendo o recorte da situação em cada cidade do interior baiano. Ouvir a delegação dos municípios é fundamental no planejamento das ações da APLB para o próximo biênio”.

De acordo o diretor de Organização da APLB, Noildo Nascimento, as dificuldades enfrentadas pelo setor educacional no interior são as mesmas a nível nacional.

“Há um processo de desvalorização e desconstrução dos planos de carreira dos profissionais de Educação. Isso ocorre também nos municípios. Nossa luta é exatamente para barrar esse retrocesso de direitos. Nesse momento, nosso conselho, na sua coletividade, define caminhos, fórmulas, instrumentos de luta em defesa da Educação”, destaca Noildo.

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros