Notícias


Categoria delibera pela continuidade do movimento

Categoria delibera pela continuidade do movimento

07 de Maio de 2022

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada neste sábado, dia 07/05, Trabalhadores e Trabalhadoras do sistema municipal de ensino deliberaram pelo regulamento imediato da Comissão Técnica que vai fazer o levantamento financeiro para cálculo do reajuste salarial 2022 do magistério. Esse grupo será composto pela Assessoria Jurídica, Assessoria Contábil, diretores do Sindicato e representantes da Prefeitura.

A categoria também decidiu que vai continuar com o movimento, mas que não vai entrar na justiça enquanto a comissão não tiver iniciado os trabalhos. Se depois de algum tempo esse processo não trazer resultados satisfatórios, a classe trabalhadora vai partir para a judicialização, e por fim, estado de greve.

“O momento que temos para conhecer a folha da educação é agora através da Comissão. Precisamos de técnicos para falar com propriedade. Vamos aguardar a Secretaria de Educação encaminhar a Portaria estabelecendo os prazos”, disse o professor Gilvan Dias, coordenador da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves.

Sobras do Fundeb 70 indicam que Prefeitura possui recursos para conceder reajuste

Durante a Assembleia foi apresentado um relatório elaborado pela GIPE, Consultoria e Assessoria em Gestão, através do seu diretor, Nilton Leal, especialista em auditoria e controladoria.

O objetivo foi verificar as contas da Prefeitura para encontrar a condição necessária ao reajuste salarial, além de identificar se houve a aplicação correta dos valores do Fundeb 70, exercício 2021.

O resultado do relatório mostrou que faltou investir R$ 3,5 milhões de reais na remuneração dos profissionais do magistério de Castro Alves, indicando que o foi alcançado 57,55%, índice inferior a 70% que é o mínimo.

“Não empregaram o recurso corretamente, não cumpriram a Lei do Fundeb (nº 14.113/2020), não respeitaram o artigo 26 e por esse motivo não investiram o recurso da forma como deveria, e obviamente não gastaram 80% dos recursos como foi dito”, pontua Nilton.

Participaram da mesa de abertura as professoras Maria da Conceição Cunha, representando a zona rural, Ramilly Coelho, representando a zona urbana, Eliana Cabral, representando a diretoria sindical, Carlos Augusto, diretor da Delegacia do Planalto, e Nilton Leal, da GIPE Consultoria.

No final do encontro houve sorteio de brindes em homenagem do Dia das Mães.


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
Telefone: (75) 3522-3430
Celular: (75) 9 8142-1899 / 9 9194-3657

 

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros