Notícias


Categoria decide que reajuste salarial de 33,24% deve valer para todos e todas

Categoria decide que reajuste salarial de 33,24% deve valer para todos e todas

16 de Junho de 2022

Em Assembleia Geral realizada no formato on-line nesta quarta-feira, dia 15/06, Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do sistema municipal de ensino deliberaram que não vão aceitar que apenas professores com nível médio recebam o reajuste de 33,24% referente ao piso do magistério 2022.

A decisão foi por unanimidade em votação na Assembleia. Com isso, a categoria, a partir de então, vai lutar e cobrar que o reajuste salarial seja linear para todos e todas, tanto aos que possuem formação em nível médio, tanto aos que possuem nível superior.

A Gestão Municipal chegou a consultar o Sindicato pedindo posicionamento sobre um possível Projeto de Lei para conceder reajuste apenas aos profissionais do magistério com nível médio, seguindo a ideia de que o reajuste só é aplicável aos professores que se encontram na posição inicial da carreira.

O Prefeito Thiancle Araújo (PSD) disse que já cumpre a Lei Nacional do Piso (nº 11.730/2008), através da Lei Municipal nº 907/2020, reajustando apenas o salário dos professores com nível médio, alegando não ter recursos suficientes para aplicar de maneira linear.

As consequências dessa atitude têm desmotivado e desvalorizado os profissionais do magistério. É preciso respeitar a classe e o Plano de Carreira (Lei nº 631/2009), já que a carreira dos professores está estruturada de maneira escalonada, com classes e níveis relacionados entre si por meio de progressões.

A assembleia foi mediada pelo professor Gilvan Dias, coordenador do Núcleo, e contou com a participação de Dr. Noildo Gomes, diretor de organização da APLB e assessor jurídico pela Gomes & Gomes advogados.


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
Telefone: (75) 3522-3430
Celular: (75) 9 8142-1899 / 9 9194-3657

 

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros