Notícias


Diretor do MEC é demitido após desvios de 8 milhões em kits de robótica

Diretor do MEC é demitido após desvios de 8 milhões em kits de robótica

06 de Junho de 2023

O diretor de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsander Moreira, foi demitido pelo Governo Federal na segunda-feira, dia 05 de junho. 

A demissão ocorre depois de uma operação da Polícia Federal apontar um grupo suspeito de fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas por meio da compra de equipamentos de robótica.

A operação em Alagoas provocou forte crise entre o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) e o Governo Lula. Isso porque um dos principais alvos da operação atua como assessor do parlamentar. 

Na Operação Hefesto, a PF investiga possíveis crimes ocorridos entre 2019 e 2022 na compra de kits de robótica para 43 municípios no estado de Alagoas com verba do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No governo de Jair Bolsonaro (PL), período das investigações, Alexsander Moreira atuou como coordenador de redes de infraestrutura educacional. No governo Lula, ele virou diretor de Gestão Educacional.

A investigação apontou que a licitação para compra dos kits incluía, de forma ilegal, restrições para direcionar os contratos a uma única empresa. Segundo a PF, foram desviados com o esquema R$ 8,1 milhões.

Além do suposto direcionamento, os kits de robótica foram comprados por valores muito acima dos praticados no mercado.

O esquema já era alvo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2022 quando determinou ao governo federal a suspensão dos contratos e os repasses para a compra dos kits.


Texto com informações do UOL e Imirante

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros