Notícias


APLB emite nota de esclarecimento sobre ação dos precatórios do Fundef

APLB emite nota de esclarecimento sobre ação dos precatórios do Fundef

26 de Março de 2024

Confira na integra a Nota de Esclarecimento da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, sobre a real situação dos precatórios resultantes das ações judiciais ao FUNDEF do sistema municipal de ensino.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, legítima entidade representativa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Educação Pública das redes estadual e municipal de ensino, vem por meio desta nota esclarecer o que se segue.

No dia 22 de março de 2024 foi realizada uma Assembleia Geral com os Profissionais do Magistério para discutir a real situação dos precatórios resultantes das ações judiciais ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF, dos anos de 1997 a 2006, do sistema municipal de ensino.

É de conhecimento de todos e todas que no período da vigência do FUNDEF o Governo Federal repassou a estados e municípios valores de complementação da União menores do que o disposto na lei, prejudicando a educação e seus profissionais. Diante desse cenário, alguns estados e municípios ingressaram na justiça contra a União, cobrando os valores não repassados.

Nesse sentido, o corpo jurídico da APLB adotou medidas judiciais cabíveis, a fim de viabilizar a conquista dos valores remanescentes. O montante decorrente da ação judicial contra a União para o município de Castro Alves é R$ 75.634.155,65 (setenta e cinco milhões, seiscentos e trinta e quatro mil, cento e cinquenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos). O processo sob o número 1069117-75.2023.4.01.3400 está em fase de cumprimento de sentença na justiça, uma fase que demonstra sentença favorável ao rateio.

Sendo assim, é evidente que a luta da APLB-Sindicato, juntamente com a Frente Norte Nordeste pela Educação, tem sido determinante e significativa na garantia da sub-vinculação desses recursos à educação e seus profissionais. Inúmeros debates políticos e jurídicos foram travados contra os inimigos da educação, unindo justiça e legalidade, respaldado na aprovação pela categoria, em conformidade com leis estaduais e municipais reguladoras.

É inadmissível que após diversas lutas empenhadas em favor dos recursos, ainda existam alguns que tentam dividir e desinformar a classe trabalhadora, abrindo caminho para confusão e alvoroço contra a união dos Profissionais da Educação. É lamentável que alguns enxerguem a representatividade sindical sob a ótica de uma única bandeira de luta, esquecendo-se que APLB-Sindicato defende a categoria em todas as áreas e não depende apenas de ações judiciais indenizatórias para mobilizar sua classe.

O movimento sindical tem sido o grande guardião dos direitos da categoria. Todo trabalhador e trabalhadora consciente sabe da importância das lutas travadas e da filiação junto as entidades. Os avanços atuais nas ações dos precatórios do FUNDEF são resultados do trabalho sindical realizado contra tudo e contra todos.

Cabe ressaltar que além da ação judicial com relação aos precatórios do FUNDEF (1997-2006), também está em jogo outra ação que pode resultar em precatórios do FUNDEB (2007-2020). Nossa diretoria segue acompanhando o devido processo legal. *No entanto, não depende unicamente da diretoria a chegada dos recursos aos cofres do município. Nenhum recurso foi creditado, nem existe ainda uma data marcada para a transferência acontecer.

Portanto, a APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, seguirá reunindo esforços para otimizar a distribuição dos recursos em favor dos profissionais beneficiados. Permanecemos vigilantes, dia após dia, rumo ao rateio com juros e correção monetária a todos e todas que possuem o direito. Venceremos!

Castro Alves, BA, 26 de março de 2024

Diretoria Sindical

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros