Notícias


Aluno da UFRB é acusado de racismo após recusar receber material da mão de professora

Aluno da UFRB é acusado de racismo após recusar receber material da mão de professora

11 de Dezembro de 2019

Um aluno da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está sendo acusado de  racismo  após recusar receber um material da mão de uma professora negra. O episódio foi registrado por alunos na noite desta segunda-feira (9), durante uma aula da disciplina História do Brasil Império.

Vídeos gravados por estudantes mostram que o aluno não aceitou receber um papel da mão da professora. Ela insistiu, mas ele repetidas vezes pediu que ela colocasse o material sobre uma mesa para depois recolhê-lo.

Já num segundo momento, também registrado por um aluno, outra docente que se identificou como coordenadora de um curso da universidade, pediu que o aluno se retirasse da sala de aula após a professora alegar que não se sentia confortável em seguir com a atividade na presença dele.

O estudante Vinicius Cerqueira, que presenciou o caso, disse que essa não foi a primeira vez que o aluno teve atitudes racistas no ambiente acadêmico.

— Ele já teve problemas com a instituição por conta das suas atitudes racistas. Ele demonstrava o preconceito muitas vezes de forma velada. Em outras aulas observamos que ele não pegava qualquer tipo de documento da mão de pessoas negras sendo elas discentes ou docentes. Ontem foi o estopim — relatou.

Procurada, a assessoria da UFRB informou que aguarda o fim de uma reunião entre representantes da instituição para emitir um posicionamento oficial sobre o caso. O GLOBO também tentou entrar em contato com a professora vítima de racismo, mas ainda não obteve retorno.

Clique aqui para ver os vídeos:


Com informações do ibahia.com

 

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros