Notícias


APLB defende que reajuste tem que contemplar toda a categoria

APLB defende que reajuste tem que contemplar toda a categoria

20 de Janeiro de 2020

A direção da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia foi surpreendida pela ação do governo da Bahia, que sem diálogo ou discussão com a categoria, encaminhou na última terça-feira (14), à Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de lei que readequa os valores do piso nacional do magistério público da educação básica, instituído pela Lei 11.378/2008. Para o coordenador-geral da APLB, o professor Rui Oliveira, o PL “é um arremedo de tabela que só vai prejudicar a categoria”. Como uma forma de tentar o diálogo, a APLB encaminhou ofício na quarta-feira (15), para às Secretarias de Educação, de Administração, para a Assembleia Legislativa da Bahia e para a Comissão de Educação na Assembleia, reiterando que a Lei do Piso é uma conquista dos trabalhadores e expondo os motivos pela rejeição do referido PL. Veja abaixo:

O Governador do Estado, de maneira unilateral, sem ouvir a categoria e sem ouvir a direção da APLB-Sindicato, encaminhou para Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei que altera a Lei 10.963/2008, readequando os valores do piso nacional do magistério público da educação básica.

A Lei do Piso, que foi uma conquista dos trabalhadores em educação em 2008, determina que o piso salarial profissional para os profissionais do magistério público da educação básica é o valor mínimo que os professores em início de carreira devem receber e que o professor de nível superior deve receber mais do que os que tem apenas o magistério. Ao apresentar essa proposta o Estado desconfigura a tabela, deixando os professores de nível superior com salário abaixo do piso.

Qualquer reajuste, se não for linear, achata a tabela, criando distorções.

A tabela foi uma conquista dos trabalhadores durante o governo de Jaques Wagner, depois de uma greve de 115 dias, onde está prevista uma valorização da carreira por padrão e graus, a antiga mudança de nível. Cada mudança de grau representa um aumento salarial de 7 por cento. O governo ainda não fez as atualizações de salário de 2019.

Outra questão é em relação aos concursados, que tiveram o salário equiparado aos professores e coordenadores pedagógicos que passaram por 3 avaliações para estar no grau 3. O que se constitui uma aberração e um cerceamento à carreira do magistério conquistada depois de uma longa jornada de lutas.

Estamos tentando, desde julho do ano passado, junto à Secretaria de Educação, acabar com a distorção da tabela e garantir a Lei do Piso e promoção da carreira. Fomos surpreendidos, atropelados, sem nenhuma consulta com esse arremedo de tabela que vai levar a maior insatisfação ao conjunto da categoria.

Nesse sentido, solicitamos do Governador do Estado que retire a Tabela e discuta com a categoria para evitar que o ano letivo comece tumultuado a partir de fevereiro.

“A responsabilidade do início do ano letivo não pertence aos trabalhadores de educação, dependerá da vontade política do governo”, alerta Rui Oliveira.

Com informações da APLB Estadual

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros