06 de Abril de 2025
A APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, através do professor Gilvan Dias, publicou neste domingo, dia 06/04, mais um vídeo nas redes sociais, dessa vez cobrando do Governo Municipal de Castro Alves uma data-base para pagamento dos vencimentos dos profissionais da educação e demais servidores(as) do município.
A gestão municipal, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, se programa para aplicar os pagamentos até o quinto dia útil de cada mês, mas não tem a preocupação para estabelecer uma data-base, por exemplo, no dia 30 de cada mês, tendo em vista que os recursos do Fundeb são transferidos para os cofres do município de janeiro a janeiro e o montante do financiamento da educação já se encontra na conta específica da gestão.
Qualquer atraso prejudica a categoria na organização de suas contas. O Governo Municipal precisa manter seu compromisso, fazendo uma programação financeira melhor, pois além de pagar em dia os vencimentos, é necessário também estabelecer uma data-base, com uma tabela informando as datas, mês a mês.
No vídeo, o professor Gilvan indaga: por que o município não tem uma data base para o pagamento, se o Governo Federal disponibiliza, através do Fundeb, os recursos que chegam no município, de janeiro a janeiro? Como os profissionais vão fazer seus compromissos, se é imprevisível a data de receber? Por que logo os profissionais de educação?
A APLB protocolou um ofício no mês de fevereiro, solicitando uma audiência com o Governo Municipal para tratar da pauta de reivindicações da categoria. Até o momento, não houve retorno.
Ivisson Costa (MTb 6006-BA)
Jornalista
Contatos para a imprensa:
[email protected]
WhatsApp: (75) 9 8142-1899