02 de Outubro de 2025
No dia 01 de outubro o Congresso Nacional aprovou um Projeto de Lei histórico, que representa uma grande vitória para a maioria do povo brasileiro. O PL isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5.000,00 por mês e, ao mesmo tempo, passa a taxar os super-ricos, que lucram milhões com aplicações financeiras e dividendos.
Essa conquista só foi possível graças à luta popular. Foi a pressão das ruas, dos movimentos sociais, sindicatos e da sociedade organizada que colocou a justiça fiscal no centro do debate nacional.
Por muitos anos, o sistema tributário brasileiro foi injusto: quem vive de salário pagava imposto desde os primeiros reais, enquanto quem ganhava fortunas com lucros e dividendos não pagava nada. Isso agora começa a mudar.
A nova lei corrige distorções:
? Quem ganha até R$ 5.000 passa a ser isento do Imposto de Renda.
? Lucros e dividendos passam a ser taxados.
? Quem tem mais, paga mais. Quem tem menos, paga menos — ou nada.
Não é punição aos ricos, é justiça fiscal. É garantir que todos contribuam de forma proporcional, para fortalecer os serviços públicos, combater a desigualdade e promover o desenvolvimento do país.
O Brasil avança quando o povo participa. Essa vitória é nossa — e mostra que vale a pena lutar. Seguimos firmes, por um sistema tributário mais justo e por um país onde todos tenham dignidade.
Professor Gilvan Dias é Pedagogo Especialista em Educação Inclusiva. Coordenador da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves. Membro do Conselho Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB) e Conselho Municipal de Saúde. Coordenador do Fórum Municipal de Educação. Presidente do PCdoB. Presidente da Associação das Musas de Castro Alves do Recôncavo. Membro do FOBONG e do colegiado da Aliança LGBTI+ da Bahia. Bacharelando em Direito pela FBBR. Artista Drag Queen.