Notícias


APLB volta a se reunir com a Gestão Municipal para negociar o reajuste do piso salarial do magistério

APLB volta a se reunir com a Gestão Municipal para negociar o reajuste do piso salarial do magistério

13 de Outubro de 2022

A diretoria da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, esteve em reunião nesta quinta-feira, dia 13/10, com Fernanda Carvalho, Secretária Municipal de Educação, e Clodoaldo Santos, Secretário Municipal de Finanças e Gestão. O objetivo do encontro foi discutir mais uma vez a situação do pagamento do piso salarial do magistério de 33,24% estipulados pelo Ministério de Educação para 2022.

Na reunião, Nilton Leal, da GIPE Consultoria, ficou frente a frente apresentando dados referentes à folha de pagamento, com o uso dos recursos no primeiro semestre de 2022, comparativos com os anos de 2020 e 2021, e aplicação dos cálculos previstos na Lei Federal 14.113/2020, tudo dentro da legalidade.

Os números da Gestão Municipal apresentados por Clodoaldo batem com os números apresentados por Nilton. O índice de gastos do Fundeb 70 em 2021 ficou em 82%.

Ocorre que com o aumento dos recursos do Fundeb 2022 é possível manter esse mesmo índice de 82%, agora com o Fundeb 70 e 30, juntos, mais a aplicação dos 33,24% de reajuste salarial.

Após apresentação dessa possibilidade, como encaminhamento, Fernanda e Clodoaldo solicitaram mais tempo para reavaliarem o orçamento da educação municipal, e se comprometeram a levar a proposta ao Prefeito Thiancle Araújo (PSD) para tomarem uma decisão final segura e responsável.

Enquanto isso, a APLB continua na luta e vai levar os detalhes da reunião para a Assembleia Geral que vai acontecer neste sábado, dia 15/10, no Acqua Park, para a categoria avaliar o quadro geral e deliberar os próximos passos.

Participaram da reunião o professor Gilvan Dias, coordenador da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, Edna Barbosa, vice coordenadora, Adalci de Aquino, 2º suplente sindical, Alina Rita, coordenadora da Regional Serrana, e Dra. Júlia Dantas, da Assessoria Jurídica.

A APLB-Sindicato permanece ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, lutando para que seus direitos e interesses sejam garantidos. Voltaremos a nos reunir com a Gestão Municipal em nova data a definir.


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
Celular: (75) 9 8142-1899 / 9 9194-3657

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros