15 de Setembro de 2024
Na manhã deste sábado, dia 14/09, membros da diretoria da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, se reuniram com categoria em Assembleia Geral para discutir as perspectivas das eleições municipais 2024 através da apresentação de um Termo de Compromisso em prol da melhoria na gestão da educação pública com valorização dos profissionais.
Essa é a iniciativa do programa “Mais Educação na Política” encabeçado pela APLB e outras entidades sindicais, com o objetivo de ampliar a representação do setor no poder executivo e legislativo, levando a pauta dos trabalhadores da educação diretamente aos candidatos(as) deste pleito eleitoral.
Os 3 candidatos(as) à Prefeitura de Castro Alves foram convidados, porém, só marcaram presença a candidata Professora Isabel (PSOL) e o candidato Augustinho (MDB). O candidato Jadson Soares (PSD) não compareceu e sequer enviou ao menos um representante.
“A gente precisa de pessoas que tenham compromisso para com a comunidade. A APLB neste momento não está fazendo debate do melhor plano de governo. O que estamos propondo é uma educação de qualidade que respeite a categoria, pois somos organizados. Os candidatos tem a plena liberdade de assinar o termo de compromisso, ninguém será forçado”, destacou o professor Gilvan Dias, coordenador do núcleo sindical.
No decorrer da Assembleia foi formada a mesa de abertura com a professora Edna Barbosa, vice coordenadora do núcleo sindical, com a participação do professor Carlos Augusto, diretor da Delegacia Sindical do Planalto e candidatos(as).
A candidata Professora Isabel (PSOL) ressaltou que seu mandato está à disposição da classe trabalhadora. “Quem me conhece sabe da responsabilidade que temos com a escola pública. Admirei as propostas da APLB, estão de parabéns em trazer esse termo de compromisso, onde vamos sim, assumir isso no futuro, porque tudo passa pela educação e seus profissionais. Sou professora há mais de 20 anos, concursada aqui no meu município. Conheço o chão da escola e sei bem das necessidades. Convoco a classe para votar em meu governo participativo para o bem de Castro Alves”.
O candidato Augustinho (MDB) também elogiou a iniciativa da APLB e declarou seu engajamento com a nobre causa. “Esse momento foi muito importante para mim, eu tinha outros compromissos, mas desmarquei todos porque esse convite da APLB foi muito melhor do que qualquer outra agenda. A educação é um dos pilares mais fortes para melhorar a vida do meu povo. Vim aqui fazer esse compromisso com vocês de olhar para cada um e dizer que com a permissão de Deus, se eu for eleito, vou garantir os direitos de vocês por uma escolarização melhor para nossos alunos. Eu quero cuidar de toda a classe de forma coerente e respeitosa”.
Na oportunidade, o candidato a vereador Tárcio Silva (MDB), psicólogo do projeto “Cuidando Daquele Cuida” também recebeu o termo de compromisso e declarou que, caso conquiste o pleito, vai cumprir o documento observando todos os itens e leis para desempenhar um mandato em favor dos profissionais da educação. “Nós acompanhamos os professores no momento mais difícil que tiveram na pandemia e ouvimos todas as lamentações. Aqui eu vou deixar muito claro: meu compromisso é com todos que vão eleger Augustinho. Eu não vou respeitar nenhuma injustiça com os professores”.
A candidata a vereadora Maricélia da Igreja (MDB) e os candidatos a vereador pelo AVANTE, Rafael Jambeiro e Paulo de Bacalhau acompanharam a Assembleia, que no final foi encerrada com os candidatos(as) assinando o termo de compromisso. A diretoria sindical agradece a todos e todas que compareceram a este ato simbólico que vai nortear a educação pública de Castro Alves para o futuro bem próximo.
<<Clique aqui para acessar as fotos>>
Ivisson Costa (MTb 6006-BA)
Jornalista
Contatos para a imprensa:
[email protected]
WhatsApp: (75) 9 8142-1899