Notícias


Regional Serrana realiza Conselho Sindical 2022

Regional Serrana realiza Conselho Sindical 2022

19 de Novembro de 2022

A Regional Serrana da APLB-Sindicato, coordenada por Alina Rita, promoveu durante os dias 18 e 19 de novembro, na cidade de Castro Alves, o seu Conselho Sindical. O evento reuniu os profissionais da educação que coordenam as 4 delegacias e 20 núcleos que compõem a Regional Serrana.

O Conselho Sindical é uma das principais instâncias do Sindicato. É formado por diretores, delegados e coordenadores sindicais.

Com o tema “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer” parafraseando Santo Agostinho, o encontro abordou a situação da conjuntura nacional, estadual e municipal neste período pós-eleitoral.

A programação foi iniciada com momento cultural sobre “Diversidade de Gênero em Foco”, apresentado pelo ator transformista e Drag Queen, Verlorty Shariff, interpretado por Gilvan Dias, coordenador da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves.

A mesa de convidados foi composta por Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato, Ivone Azevedo, Diretora de Organização, Alina Rita, coordenadora da Regional Serrana, Carlos Augusto, diretor da Delegacia do Planalto, e Edna Barbosa, vice coordenadora da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves

O encontro também debateu a organização das Eleições da APLB para 2023 e as novidades sobre os precatórios do antigo Fundeb. Segundo Rui Oliveira, a subvinculação prevista na Emenda 114/2021 está sendo questionada pela OAB, que entrou com ação de inconstitucionalidade no STF. A primeira batalha é lutar para a OAB perder a ação.

A segunda batalha é, a partir da Emenda 114/2021, conseguir a liberação do rateio, já que as entidades sindicais agora podem ingressar com ação na justiça.

“O Fundeb 60 terminou em 2020, e foi criado o Fundeb 70, permanente. Nós temos dinheiro para receber dos precatórios do Fundeb 60, só que tem a prescrição quinquenal, ou seja, se a APLB entrar hoje na justiça requerendo os precatórios do Fundeb 60, só conseguiremos pegar os recursos dos últimos 03 anos, 2018, 2019 e 2020, respectivamente. Estamos com o Fundeb nas mãos. Procurem as assessorias jurídicas, cada cidade deverá fazer sua parte”, disse Rui.

Maiores informações serão divulgadas numa live da APLB Executiva, prevista para acontecer na terça-feira, dia 22/11.

Durante o evento houve debate técnico acerca das pautas de interesse da categoria em todos os municípios circunvizinhos. O Conselho também discutiu o planejamento para 2023 e as diretrizes das ações políticas para garantia dos direitos da classe trabalhadora, com destaque a Castro Alves, onde a luta pelo piso do magistério vem sendo tratado com descaso pela Gestão Municipal.

As datas dos eventos sindicais para 2023 foram estruturadas. O Forró da Regional Serrana ficou agendado para o dia 17 de junho no município de Muritiba. Já o Seminário da Regional ficou agendado para 25 de agosto no município de São Gonçalo. Por fim, o Conselho Sindical ficou agendado para os dias 17 e 18 de novembro no município de Ubaíra.

No final do encontro, o psicólogo Tárcio Silva ministrou uma palestra sobre “Envelhecer com Saúde”. O foco da palestra foi demonstrar aos participantes a importância de refletir sobre as próprias trajetórias e histórias individuais para manter-se ativo fisicamente, mentalmente, socialmente, afetivamente e espiritualmente.

<<<Clique aqui para acessar as fotos>>>


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
[email protected]
Celular: (75) 9 8142-1899
/ 9 9194-3657

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros