Notícias


O que esperar do “Enem dos professores”, seleção de educadores prevista pelo MEC para 2025

O que esperar do “Enem dos professores”, seleção de educadores prevista pelo MEC para 2025

18 de Dezembro de 2024

Após o Concurso Nacional Unificado, chamado de “Enem dos concursos” e que teve mais de 2 milhões de inscritos, o Ministério da Educação (MEC) prepara para o próximo ano uma espécie de versão do concurso nacional voltada especificamente a professores.

A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no mês passado, durante reuniões do G20 Educação, em Fortaleza (CE), mas ainda não teve muitos detalhes revelados.

A intenção é fazer uma grande prova unificada em todo o país, em uma seleção em que estados e municípios poderiam aderir para efetuar contratações para as redes públicas de ensino pelo Brasil. Segundo informações da Agência Brasil, a ferramenta é considerada importante sobretudo em municípios pequenos, onde há mais dificuldade de organização de concursos públicos próprios para contratação de professores efetivos. Os entes que preferirem poderão seguir com os concursos próprios para seleção de educadores.

Entre as vantagens do novo formato de concurso nacional unificado proposto pelo governo federal estão a possibilidade de pagar apenas uma taxa de inscrição e concorrer simultaneamente a vagas em diferentes regiões do país.

Procurado pela reportagem, o MEC informou que até o momento não há atualizações a respeito do assunto. Informações como número de vagas, formato de prova, salários e cronograma de inscrições e provas eram esperadas para novembro, mas até o momento não foram repassadas. A expectativa inicial é de que o edital possa ser lançado no primeiro semestre de 2025, com provas no segundo semestre.

Enade para licenciaturas pode ser utilizado

Uma das possibilidades divulgada nas últimas semanas foi a de que o MEC use o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como critério de seleção no concurso unificado. Neste ano, o governo estreou o Enade das Licenciaturas, voltado especificamente a alunos de cursos voltados à carreira em sala de aula. Uma segunda etapa com provas práticas também é especulada no seleção nacional do magistério, possivelmente com alunos que obtiveram bom desempenho no Enade das Licenciaturas. A realização de um teste prático nos concursos visaria atender a uma reivindicação de entidades que criticam as contratações baseadas apenas no desempenho em provas.

O Concurso Nacional Unificado para professores faria parte de um pacote de ações voltadas à valorização dos educadores da educação básica. Além dele, uma versão do “Pé-de-Meia” específica para estudantes de licenciaturas também é uma ação prevista pelo MEC, para oferecer bolsas de estudo a jovens que prestarão o Enem e pretendem seguir carreira de professor.

Enem dos Concursos e seleção estadual

No caso do Enem dos Concursos para diferentes carreiras da administração pública organizado este ano, as provas já foram feitas em agosto. A expectativa é de que a divulgação dos resultados e a nomeação dos primeiros aprovados ocorra em fevereiro do próximo ano.

Além da iniciativa federal, este ano o governo de Santa Catarina também fez um superconcurso público para professores, com 6,5 mil vagas para professores e cargos de direção escolar em todo o Estado. As provas ocorreram em setembro e o concurso está na fase final de divulgação de resultados.


 

Fonte: NSC Total

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros