07 de Fevereiro de 2024
A APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, acompanhou a Jornada Pedagógica 2024 da cidade do poeta. O tema desse ano foi “Construindo uma Escola Livre de Preconceitos: como abordar questões de gênero, raça e etnia nas salas de aula”.
O evento reuniu diversos trabalhadores e trabalhadoras em educação, além de secretários(as) e demais representantes da sociedade civil. Marcaram presença o coordenador da APLB, professor Gilvan Dias e a vice coordenadora, professora Edna Barbosa.
Foram 3 dias de jornada com variadas palestras, mesas de discussão, formação continuada, bem como apresentações culturais da Escola de Arte e Saber e Escola de Música José Oliveira, da Roda de Timbau do Candeal, Drags Queens e DJ Ferrari.
Dentro da programação, o professor Gilvan Dias participou da mesa 2, que abordou sobre “Diversidade na Escola, o que aprender e o que ensinar com as diferenças”. Durante a palestra, Gilvan ressaltou os princípios da igualdade de condições para acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e a gratuidade do ensino público.
“A maior barreira para a mudança na educação está na mudança de mentalidade. A escola precisa contribuir com esse movimento de emancipação e respeitar os diferentes grupos e culturas que formam a nossa sociedade plural. A diversidade sexual é algo que tem que ser discutido com tranquilidade, para que possamos nos relacionar melhor com todos e todas”, disse.
Também foi abordado a prática da educação inclusiva, que visa acolher todos os estudantes sem qualquer tipo de discriminação, já que a escola é o primeiro espaço de socialização para muitas pessoas LGBTQIA+, mas que ainda está bastante atrelada a violências, físicas ou psicológicas que as marcam para sempre.
Ivisson Costa (MTb 6006-BA)
Jornalista
Foto de capa: ASCOM Prefeitura
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