Notícias


Em Assembleia Geral, profissionais da educação discutem demandas da categoria

Em Assembleia Geral, profissionais da educação discutem demandas da categoria

19 de Julho de 2025

Na manhã deste sábado, dia 19/07, profissionais da educação do sistema municipal de ensino participaram da Assembleia Geral convocada pela APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e foi um importante momento de discussão e deliberação coletiva em torno do cenário atual da pauta de reivindicações da categoria.

Durante a Assembleia, o professor Gilvan Dias, coordenador do núcleo, apresentou as ações desenvolvidas pela APLB na defesa dos direitos da categoria e fez um balanço do recente diálogo da diretoria com o Governo Municipal, destacando os resultados pelos quais a gestão se comprometeu a pôr em prática, como a criação da Comissão Permanente de Acompanhamento (COPEA) da educação, cumprimento da data-base para pagamento dos salários, das progressões, licença prêmio e férias, respeito a aplicação do piso do magistério no vencimento base, conforme Lei 11.738/2008 e garantia da gestão democrática com eleições diretas para diretores e vice-diretores escolares.

Também foi apresentado um balanço das ações ajuizadas pelo departamento jurídico. Para dar celeridade aos processos, a diretoria da APLB, por intermédio do vereador Tárcio Silva (MDB), compareceu numa audiência com o Juiz de Direito da Comarca de Castro Alves, Dr. Leonardo Brito Pirajá de Oliveira, titular, para buscar soluções para agilizar as tramitações.

Após esclarecimentos ao plenário, trabalhadores e trabalhadoras tiveram espaço para expor suas preocupações, relatando as dificuldades vividas no cotidiano escolar. As queixas de que os profissionais temporários estão recebendo salários maiores do que os profissionais efetivos preocupam a categoria. Outro problema é a pressão para professores se aposentarem, situação que pode ser considerada uma forma de assédio moral, que é ilegal e passível de punição.

Ao final, a categoria deliberou por unanimidade pela publicação de uma Nota de Repúdio contra o gerente da Caixa Econômica Federal, por um episódio de desrespeito ao coordenador e a tesoureira do sindicato. O gerente, aos gritos e berros, ameaçou encerrar a conta bancária da entidade e aumentar os custos da cesta de serviços, alegando que pagamentos e outras movimentações não deveriam ser realizados na agência, mas em outros locais (confira a nota aqui).

É na Assembleia que a categoria tem voz e vez. Todas as discussões e debates são fundamentais para fortalecer a luta. A APLB-Sindicato reafirma o compromisso de manter todos informados sobre os próximos passos e convoca a categoria a permanecer mobilizada e atenta às convocações futuras.


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
[email protected]
WhatsApp: (75) 9 8142-1899
Instagram: @aplbcastroalves

PARCEIROS


Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros